18.10.08

Coisas de campanha...

É incrível a capacidade que uma pessoa tem de tornar outra razoavelmente digerível, como é o caso de Duda Mendonça. Não há porque negar que o cara é um baita marqueteiro!!!! O programa de TV do candidato que ele assessora é muito bom, ele conseguiu fazer até Castelo dar um sorriso para o cartaz da campanha... já expus o que eu penso que falaram pra ele pra sair aquele sorriso...

repetindo: disseram quanto a prefeitura arrecada por mês, ele percebeu que era uma mina de ouro e tcharam, sorriso de satisfação...

Voltando ao assunto, como fazer um idoso, com milhares de processos na justiça, que foi governador da ditadura, controlou a prefeitura através da esposa e só fez coisa ruim, já perdeu sete eleições, se tornar um candidato com boa votação? Simples, maquiando as mentiras com as cores da verdade.

Estou sentindo falta das denúncias contra Castelo, pena que o outro candidato e sua assessoria não pensem o mesmo. Flávio Dino está sofrendo ataques por todos os lados e não está reagindo. tudo bem que ele fez um acordo contra a baixaria epor campanhas limpas, mas se um acordo não é cumprido pela outra parte, acredito que também não haveria problema em contra-atacar.

Material tem, se eu pude fazer uma pesquisa simples, só em jornais impressos a partir de 1978, qualquer pessoa com um pouco de boa vontade também poderia fazer. E não demoraria muito tempo, em duas tardes fiz uma devassa nos arquivos que encontrei.
Além do ótimo trabalho de marketing desenvolvido a peso de ouro por Duda Mendonça, e que é bom cobrar logo, senão corre sérios riscos de calote, prática comum de Castelo, outra prática também é comum para esse tipo de político.
Ontem, eu (professora) e alguns alunos estávamos na parada de ônibus em frente à escola e passou uma turma fazendo "pesquisa" e oferecendo 15 reais para votarmos em Castelo, pedindo, obviamente, os nossos títulos de eleitor para anotar os números e "cobrar" depois. Eles saíram correndo assim que peguei minha câmera pra fotografá-los... esse tipo de prática suja e desrespeitosa é que faz com que as pessoas criem nojo da política e dos políticos. Basta fazer uma visita a alguns bairros mais carentes pra ver que a compra de votos é um fato. A coligação de Castelo ameaça as pessoas, dizendo que vão saber quem votou e quem não votou no candidato deles, já que a urna eletrônica registra tudo. É um apelo à ignorância das pessoas, que pouco esclarecidas, acreditam que seus votos serão revelados.
Estou enojada com a violência sofrida pelos eleitores, e me solidarizo com os eleitores de Flávio Dino, que tem sofrido ameaças e agressões, como pedradas, ofensas verbais e gestuais. Agressividade gratuita, e acredito que está inclusa nas recomendações dos coordenadores.
Objeções????

16.10.08

Parte 3... Mais mentiras...


Como prometido, essa é para os empresários da construção civil. Durante o governo de João Castelo, realmente foram construídas muitas obras graúdas, um estádio, o sistema italuís (segundo meu pai essa obra está relacionada com a vinda da Alumar ou da Vale pra São Luis, é compreensível, porque esse sistema não abastece onde deveria e existem bairros em São Luis que não têm água nas torneiras há mais ou menos 30 anos, coincidência?), o hospital do ipem, entre outras, mas o que ele não diz é que essas obras foram realizadas por construtoras de fora do estado.

Diz o último parágrafo do recorte "(...) Por outro lado, fontes de notícias estiveram informando que uma das insatisfações dos titulares de empresas de construção civil maranhense, é que, contrariando a política do governo do estado, alguns assessores de João Castelo estariam entregando trabalhos desse setor a firmas de fora, quando por diversas vezes já fora constatado que o empresariado maranhense tem condições de prestar esses serviços, com empresas individuais ou através de consórcio."

Percebe-se que a preocupação com o empresariado local e a geração de empregos não era uma das preocupações de João Castelo durante seu governo, o que ficou claro na relação com as empresas gráficas e com os empresários de construção. Em um estado pobre como o nosso, com renda per capta, na época, baixíssima e altos índices de desemprego, evitar as empresas locais era um disparate sem tamanho. Onde estava a preocupação do governador com a população maranhense? Será que mudou alguma coisa? Deixo a pergunta para os meus leitores responderem...

15.10.08

Parte 2... as promessas de governo...

O recorte ao lado data de 1982, já no fim do Governo Castelo, e trata, resumidamente, dos supostos cortes de gastos feitos pelo governo ao tornar a gráfica oficial a única a executar os serviços gráficos para o estado. Diz o texto:
"Por força de uma Lei a gráfica oficial passou a exercer o monopólio de serviço de impressão de todos os órgãos oficiais, incluindo Secretárias e Autarquias. Dessa forma, o parque gráfico particular foi violentamente prejudicado, dando origem ao desemprego de centenas de operários. Por outro lado, atentam os prejudicados, entre eles Luis Carlos da Gráfica São Luis, que após levantamento minucioso ficou claramente comprovado que o preço cobrado pela Gráfica Oficial é muitas vezes maior que o preço das gráficas particulares".
Que opinião podemos tirar disso? O que me veio à cabeça foi uma das promessas de Castelo que é a de fazer acordos com empresários para proporcionar a geração de emprego. Empresários, abram o olho! Ao eleger um candidato com esse fato na sua história administrativa, existe uma grande chance de revival. E ficarão todos a esperar os acordos que não virão. Daqui a pouco, notícias para a construção civil...

Desmistificando Castelo. Parte 1...

Castelo acusa Flávio Dino de ser aliado de Sarney. Prestema atenção na foto do post abaixo, a legenda (não apareceu, mas posso colocar depois) diz que são Castelo, sua Gardênia e D. Marly Sarney, no casamento de Sarney Filho. Casamento é coisa séria, só convidamos amigos verdadeiros. Daí a pergunta: quem é mais amigo de Sarney?
Castelo só foi governador do nosso estado porque foi indicado por José Sarney, amigos, aliados, apoiadores da Ditadura Militar, não por ter sido escolhido pelo povo. Dessa época até os dias atuais, Castelo sempre teve votação suficiente apenas para cargos de deputado e senador, isso há mais de 20 anos, nunca mais conseguiu se eleger para cargos executivos. Por que será?

Recomeçando...


Período eleitoral é sempre um bom momento pra gente querer escrever alguma coisa, dar nossas opiniões, etc... Essas eleições me causaram um desconforto muito grande, daí o fato de eu querer me manifestar. Percebi que um dos candidatos está se incomodando muito por que a eleição caiu em segundo turno, e desde o começo da campanha ele já estava cantando vitória por considerar que os outros candidatos não eram páreo pra ele. Resultado prático? o mais jovem dos candidatos é que está disputando a prefeitura com o "oba oba já ganhei". No primeiro programa desta nova etapa o Castelo foi pra TV afirmar que havia ganhado por que estava em 1º lugar na apuração e que o Flávio Dino é que tinha perdido, já que estava em 2º. Ora, pra uma campanha milionária, com um marqueteiro importado, a máquina do Estado a seu favor, e toda a experiência que ele afirma ter, acho que não foi exatamente Flávio Dino quem saiu perdendo.
O incômodo que estou sentindo, já disse isso, se deve ao fato de que o candidato Castelo está tentando fazer uma lavagem cerebral no povo ludovicense, está afirmando que fez o melhor governo do Estado, renegando suas raízes (foi governador por indicação do grande amigo Sarney, não eleito pelo povo) e fazendo promessas populistas, que em nada melhorarão a vida dos habitantes da nossa querida cidade.
Todo esse incômodo me levou a fazer uma pesquisa, em jornais antigos, já que não tenho acesso a reportagens e vídeos da época, e não foi preciso procurar muito pra encontrar fatos bem concretos que me levaram a criar e promover um movimento chamado "POR QUE NÃO VOTAR EM CASTELO?", ao longo desta campanha para o segundo turno vou fazer um esforço de divulgar a pesquisa que fiz, não apenas escrevendo, mas mostrando os fatos registrados na época e divulgando nos blogs que leio e respeito, bem como para todos os meus contatos. Compromisso assumido, mãos à obra!!!!
Grande abraço a todos, Thais Campos