14.2.09

São Paulo 1...








Acreditam que esse oásis fica bem no coração da cidade mais louca da América Latina?



(Casa das Rosas. Av. Paulista, Paraíso)



Ia passando em uma incursão pela Paulista (chamo muito carinhosamente, já que foi meu principal e mais surpreendente passeio por São Paulo), quando me deparo com o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, mais conhecido como Casa das Rosas, acredito que por causa do lindo roseiral, que resiste muito lindamente à dureza do concreto dos prédios colossais. Decido entrar e conhecer, não tem nada demais lá, chega mesmo a ser muito sem graça, mas o jardim, ah, o jardim...



Sou uma fã confessa de rosas, até me arrisco a cultivá-las no jardim da minha casa, pena que o nosso clima seja tão cruel com flores tão delicadas...



Cumprindo promessas...


Pra cumprir uma promessa feita há séculos, e pra várias pessoas, decidi abrir meu caderninho de receitas e divulgar a receita do número 1 dos biscoitos. É algo complicado, já que não gosto de dar minhas receitas pra ninguém, ainda mais essa! É injusto com os outros biscoitos!!!!! Mas, tudo bem, lá vai:


1. Pré-aquecer o forno numa temperatura entre média e alta.

(Forno aquecido e com temperatura constantemente estável é essencial para assar biscoitos, então se o seu caso é economizar gás de cozinha, esqueça a receita!)


2. Mistura e reserva:

2 + 1/4 de xícara de farinha de trigo.

1 colher (chá) de fermento em pó.

1 colher (chá) de sal


3. Em outra vasilha (maior) você vai misturar até ficar cremoso:

1 xícara de manteiga amolecida (leia bem: AMOLECIDA, não derretida)

3/4 de xícara de açúcar comum

1 xícara de açúcar mascavo (por isso eles ficam bem coradinhos, mais bonitos)

1 colher (chá) de essência de baunilha


Mistura muito bem, até ficar bem cremoso e com cara de massa de bolo, feito isso, você vai quebrar dois ovos (bem longe da massa, se os ovos estiverem estragados você vai perder tudo!) e misturar muitíssimo bem. Eu costumo usar um batedor de arame e bater feito uma louca nessa massa, ajuda bastante a ter biscoitos leves e crocantes.


Quando essa mistura estiver bem uniforme você vai incorporar a mistura seca (lembra dela, lá no começo da receita?), aos poucos e misturando bem. Quando a massa estiver uniforme novamente você, generosamente, vai colocar um monte (uns 300 gramas) de chocolate meio-amargo picado (grosso ou fino, você decide, mas se usar um pouco picado fino e outro tanto grosso, vão ficar uns pedacinhos de chocolate semi-derretido pelo meio do biscoito, delícia total).

Mistura bem o chocolate, pra distribuir por igual na massa.


Forre assadeiras (é no plural mesmo!) com papel manteiga (senão vai grudar tudo e ficar uma massa disforme que nem de longe lembra meus biscoitos, e aí vou te proibir de dizer que a receita é minha!). Vai colocando a massa às colheradas, use uma colher pequena e deixe um bom espaço entre as bolinhas de massa (colocamos fermento, ela vai se espalhar bastante).


Muito importante agora!!!! Leve a assadeira ao forno por exatos 12 MINUTOS, nem mais, nem menos, a essa altura os biscoitos estarão com as bordas crocantes e o meio macio (vai endurecer quando esfriar e ficar muito crocante).


Tire o papel manteiga da forma e coloca em uma superfície fria, para endurecer. Só guarda quando estiverem totalmente frios (senão você vai ter um monte de biscoitos murchos). Vai repetindo até acabar a massa (umas 7 ou 8 fornadas depois).


Me contem o resultado!!!!