31.12.09

Um Brinde...


Adeus 2009



Bem Vindo 2010!!!!!!!



Com o profundo desejo de muita
saúde,
paz, amor, realizações,
prosperidade, alegrias
e vitórias,
aliás, essa é a minha humilde
lista de afazeres nesse ano que
começa daqui a pouquinho!


(nada a ver essa foto... mas vale pelo brinde com todos que virem!)

30.12.09

Minhas Leituras

Ontem eu comecei a ler um livro chamado Coraline, de Neil Gaiman. Muito interessante, meio sinistro, mas do jeitinho que eu gosto. Minha surpresa começou logo na epígrafe do livro...
"Contos de fadas são a pura verdade:
não porque nos contam que dragões existem, mas porque
nos contam que eles podem ser vencidos."
(G.K. Chesterton)

Essa citação me fez lembrar do por quê eu gosto tanto de contos de fadas, realismo fantástico e coisas do tipo, porque nos mostram um mundo melhor do que o que vivemos, o bem sempre vence, existe sofrimento mas é aplacado com bondade e coragem, e dragões sempre podem ser vencidos ou domesticados e virarem grandes amigos (já assistiram Eragon?).
Entre meus livros preferidos está uma coletânea magnífica de contos de fadas, organizada por Maria Tatar, uma expert do gênero, mas que ao contrário do que pode parecer, não é um livro para crianças! É exatamente esse que eu tenho.

Quando ganhei este livro, devorei da primeira à última página, incluindo os comentários, os detalhes das ilustrações, enfim, é um livro maravilhoso, que recomendo a todos.

Outro que me deixou completamente apaixonada foi As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, que ganhei do maridón de presente de natal, isso em 2005 (foi 4 dias antes do nosso casório, será que já contava como maridón?), também foi saborosamente degustado - essas analogias gastronômicas!!!!!! - com muito prazer, a edição que tenho é essa aí...

(Só que o título é em português)

É uma coletânea das sete crônicas que foram lançadas na década de 1950, na seguinte ordem:

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa - 1950

Príncipe Caspian - 1951

A viagem do peregrino da alvorada - 1952

A cadeira de Prata - 1953

O cavalo e seu menino - 1954

O sobrinho do mago - 1955

A última batalha - 1956

Os filmes que foram lançados obedecem a ordem cronológica de lançamento dos livros, não necessariamente à ordem do tempo em Nárnia, por exemplo, o surgimento de Nárnia e lugares vizinhos só é relatada no livro de 1955, O sobrinho do mago, que por sua vez seria o sexto filme, mas é a primeira crônica do livro. Infelizmente a Disney cancelou a produção do 3º filme (muitos consideram uma trilogia, ledo engano!!!) por motivos financeiros, vacilaram na adaptação do 2º, saiu fraco demais e não deu lucro. Mas desde quando eu assisti ao 1º filme e li o livro eu falei que não iriam dar conta de produzir todos, apesar dos avanços tecnológicos, não havia criatividade suficiente pra colocar na tela o que era descrito nos livros (1 x 0 para a literatura)... só nos resta nos conformarmos e esperar que Tim Burton assuma a frente e faça os filmes (muito ambicioso????? hehehehehehe)

Ainda não terminei a leitura de Coraline, mas estou gostando muito, (acho que vou pedir uma avaliação da minha idade mental, vai gostar de coisa de criança assim lá longe!) mas é sempre bom deixar aflorar a criança presente em cada um de nós, se não conseguir, é bom rever e reavaliar seus conceitos!

(Acho que sou narniana... mas não conta pra ninguém!!!)