14.2.09

Cumprindo promessas...


Pra cumprir uma promessa feita há séculos, e pra várias pessoas, decidi abrir meu caderninho de receitas e divulgar a receita do número 1 dos biscoitos. É algo complicado, já que não gosto de dar minhas receitas pra ninguém, ainda mais essa! É injusto com os outros biscoitos!!!!! Mas, tudo bem, lá vai:


1. Pré-aquecer o forno numa temperatura entre média e alta.

(Forno aquecido e com temperatura constantemente estável é essencial para assar biscoitos, então se o seu caso é economizar gás de cozinha, esqueça a receita!)


2. Mistura e reserva:

2 + 1/4 de xícara de farinha de trigo.

1 colher (chá) de fermento em pó.

1 colher (chá) de sal


3. Em outra vasilha (maior) você vai misturar até ficar cremoso:

1 xícara de manteiga amolecida (leia bem: AMOLECIDA, não derretida)

3/4 de xícara de açúcar comum

1 xícara de açúcar mascavo (por isso eles ficam bem coradinhos, mais bonitos)

1 colher (chá) de essência de baunilha


Mistura muito bem, até ficar bem cremoso e com cara de massa de bolo, feito isso, você vai quebrar dois ovos (bem longe da massa, se os ovos estiverem estragados você vai perder tudo!) e misturar muitíssimo bem. Eu costumo usar um batedor de arame e bater feito uma louca nessa massa, ajuda bastante a ter biscoitos leves e crocantes.


Quando essa mistura estiver bem uniforme você vai incorporar a mistura seca (lembra dela, lá no começo da receita?), aos poucos e misturando bem. Quando a massa estiver uniforme novamente você, generosamente, vai colocar um monte (uns 300 gramas) de chocolate meio-amargo picado (grosso ou fino, você decide, mas se usar um pouco picado fino e outro tanto grosso, vão ficar uns pedacinhos de chocolate semi-derretido pelo meio do biscoito, delícia total).

Mistura bem o chocolate, pra distribuir por igual na massa.


Forre assadeiras (é no plural mesmo!) com papel manteiga (senão vai grudar tudo e ficar uma massa disforme que nem de longe lembra meus biscoitos, e aí vou te proibir de dizer que a receita é minha!). Vai colocando a massa às colheradas, use uma colher pequena e deixe um bom espaço entre as bolinhas de massa (colocamos fermento, ela vai se espalhar bastante).


Muito importante agora!!!! Leve a assadeira ao forno por exatos 12 MINUTOS, nem mais, nem menos, a essa altura os biscoitos estarão com as bordas crocantes e o meio macio (vai endurecer quando esfriar e ficar muito crocante).


Tire o papel manteiga da forma e coloca em uma superfície fria, para endurecer. Só guarda quando estiverem totalmente frios (senão você vai ter um monte de biscoitos murchos). Vai repetindo até acabar a massa (umas 7 ou 8 fornadas depois).


Me contem o resultado!!!!

Um comentário:

Marden Ramalho disse...

thaís, tbm gosto de cozinhar. copiei a receita. reproduzirei o biscoito e depois faço um comentário.

abração

marden ramalho