21.10.09

Tomei coragem...

Em janeiro fui a São Paulo, passeei bastante e fui ao Masp. Tinha lá várias exposições, visitei todas, mas as que mais me chamaram a atenção foram a do Portinari, com quadros fantásticos e incrivelmente comoventes, e a exposição A arte do mito, com várias peças gregas, romanas e que retratavam diversos mitos.
Então, estava eu passeando e admirando a exposição quando me deparei com uma escultura grega do século IV a.C., Higéia com Eros, lindíssima, apesar de toda remendada, fiquei profundamente emocionada a ponto de lágrimas rolarem pelo rosto, imaginando que aquela obra pode ter sido feita durante a execução de Sócrates, durante o tempo que Platão levou pra escrever a República, enfim, pra quem gosta de filosofia antiga, mitologia, etc, foi um momento único.
O grande problema: devido à sensibilidade das peças, é terminantemente proibido tirar fotos dentro do museu!

A grande solução: minha câmera tem um recurso chamado "discreto", que permite fotografar dentro de ambientes sem fazer nenhum tipo de barulho nem disparar o flash.

O resultado?



Consegui tirar a foto! Morrendo de medo de ser pega, mas tirei! O que poderiam fazer? Me expulsar do museu? Eu voltava no dia seguinte! Ora, expor coisas tão lindas e não permitir registros é muita crueldade...

Mas não parei por aí... mais à frente dei de cara com Eros e Psiquê, ou A eterna primavera, de Auguste Rodin... fiquei boquiaberta com a perfeição da escultura. Um beijo lindo, com detalhes que levam à perfeição de formas, texturas, emoção. Dá quase pra achar que eles vão parar de se beijar e perguntar "O que vocês estão olhando?".

Claro que também fotografei...


Essa não ficou tão legal, o banco ficava meio distante, e eu estava tirando as fotos com a câmera dentro da bolsa, atrás do meu caderninho de notas, não dava sequer pra focalizar a imagem...

Fora esses "crimes" cometidos, foi um dos melhores passeios que fiz em São Paulo, pena que fui sozinha e fiquei com muito medo dos mendigos que ficam no pátio do museu.

Ai, que vontade de viajar de novo!!!!!!!!!

Nenhum comentário: